segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Carvão é coisa séria



     É interessante como certas coisas adquirem estigmas negativos e pagam um preço alto por isso. Um forte estigma danoso foi associado a lan houses, e acredito, elas prestam um serviço inestimável à população mais carente por reduzir a exclusão digital no Brasil. No nosso Nordeste, dois terços dos internautas usam as lan houses como meio de acesso a grande rede, enquanto as iniciativas governamentais e não-governamentais respondem por apenas seis por cento destes. Por conta disso, o próprio governo já começa a ver as lan houses com outros olhos, apesar da resistência de alguns.


Outra atividade econômica altamente estigmatizada é a madeireira. O madeireiro leva a fama de exterminar florestas, quando para ele isso é antieconômico. Seu interesse é focado em algumas espécies valiosas e não em toda a mata. Por que gastar mais para derrubar toda a floresta quando se deseja apenas uma parte menor dela? Quem derruba toda a mata é o criador de gado para suas pastagens e o carvoeiro ganancioso para tudo carbonizar.


Penso que quem danifica o meio ambiente e a sociedade não é a atividade econômica e sim o caráter humano. A falta de escrúpulo e as “grandes verdades” distorcem nossa visão da realidade e nos fazem acreditar em papais noéis fora de época. Certamente é mais prejudicial para o planeta a queima irrecuperável do petróleo que a queima do carvão vegetal, por ser este fonte de energia renovável. Porém entendemos, ou somos levados a entender, que o petróleo é bom e o carvão não é.


O estigma, como um mau rótulo, está associado a algo de ruim. Trata-se de uma marca que a pessoa leva para o resto da vida. Antigamente, malfeitores que cometiam algum crime eram “tatuados” com uma marca bem visível chamada estigma que os faziam serem reconhecidos como criminosas ainda que já houvessem sido punidos, e, portanto, pago por seus erros. Esta marca está presente também em certas atividades econômicas, como vemos.


Não quero ser defensor de todos os madeireiros, todas as lan houses ou qualquer carvoaria. Não, em hipótese alguma defenderei atividades irresponsáveis com o planeta, a sociedade atual ou com nossas futuras gerações. Mas também não aceito ser levado por bandeiras que fecundam inverdades, existem interesses encobertos e enviesados que julgam algumas atividades econômicas e outras não, e que querem nos convencer de todo modo, para que façamos o mesmo julgamento raso. Conheço madeireiros, donos de lan houses e carvoeiros honestos, construtores de uma sociedade melhor, e que têm que lutar severamente contra o estigma que lhes é imputado injustamente.


Conheço uma empresa nordestina produtora de carvão que atua beneficiando a própria mata nativa de onde extrai seu produto. É, como disse, uma atividade empresarial, e como tal, lucrativa e responsável. Todo seu expertise decorre do manejo da floresta: a área foi dividida em lotes pares e impares. Cada lote é manejado em um dia de trabalho, alternando-se lote sim, lote não. Ou seja, só se manejará os lotes pares após se esgotar todos os lotes impares. Desta forma, só ocorrerá um novo manejo de um lote após mais de dez anos, tempo suficiente para a reposição natural, com sobra, neste bioma.


Como é o manejo em cada lote? São unidades equivalentes a um hectare que tem suas árvores inventariadas e assim escolhidas segundo critérios técnicos: retiram-se árvores doentes, árvores velhas, espécies atingidas por cupins e arvoredos com mais de sete centímetros de diâmetro – na altura do peito (ADP). Preservam-se as árvores que têm ninhos de pássaros, as espécies protegidas por lei, as cinqüenta melhores árvores do lote e os arvoredos menores, ainda em crescimento. Além disso, o trabalho dentro da área é auxiliado por jumentos na remoção da madeira cortada até a estrada, o que acarreta menor impacto ambiental.


Nesse manejo ocorre um processo de sanitização da floresta através da eliminação das plantas doentes e/ou contaminadas. O sol, então, atinge o solo encoberto por resíduos orgânicos como folhas e lenha decorrentes do trato, acelerando o crescimento das novas árvores, antes prejudicadas pelo excesso de sombra. Também, são comuns as rebrotas, isto é, o renascimento vigoroso de árvores cortadas a partir de suas raízes intactas e superdimensionadas para a nova copa. Por tudo isso, acredita-se que o próximo manejo de um mesmo lote será mais produtivo que o primeiro.


A visão que temos de uma área após o manejo é parecida com a visão da área virgem, tal a quantidade de mata nativa preservada, dispensando o plantio de espécies exóticas ou nativas. A reposição da vegetação é natural, bem ao modo darwinista.


As conseqüências deste trabalho, no Piauí, é a transformação social na região de mais baixo IDH do país. Neste projeto, todo trabalhador tem carteira de trabalho assinada, duas refeições diárias gratuitas em refeitório da própria fazenda, obrigatoriedade de uso de todos os equipamentos de segurança, ganhos extra por produção, treinamento, seguro de vida, banheiros dignos e água potável mesmo junto aos fornos. Até os jumentos recebem ração adequada durante a jornada de trabalho. Já é visível a ascensão social da comunidade local. Na pequena cidade surgem financeiras para intermediar compras de eletrodomésticos, carros e motos dos trabalhadores que agora tem comprovantes de renda. Toda uma rede de serviços e produtos diversos começou a se formar para prover a demanda do projeto e dos colaboradores, até alimentos orgânicos – os preferidos para o refeitório da fazenda – além de um espaço cultural na cidade visando reforçar com qualidade a educação das crianças e a valorização da cultura da região, inspirado na pedagogia Waldorf.


Vejo nesta iniciativa o surgimento de um modelo que alia o lucro natural de uma atividade empresarial com o respeito aos limites da natureza e, acima de tudo, a aliança com o desenvolvimento humano local e saudável. Até o jumento, tão presente na cultura do lugar foi resgatado. É, ...porque carvão é coisa séria!   





Publicado no jornal Cinform 22/02/2010 – Caderno Emprego

Nenhum comentário:

Postar um comentário