segunda-feira, 4 de março de 2013

Inovação: moda ou necessidade?


 As grandes empresas tem produzido um fenômeno de concentração de produtos de ordem mundial que limita a possibilidade de escolha do consumidor. É a conhecida comoditização ou padronização de produtos, insumos e serviços que, hoje, dita as regras do jogo econômico e aprisiona a indústria a modelos rígidos e repetitivos. Difícil encontrar um carro realmente diferente, pois notamos claramente a repetição de um design mestre, copiado pelas demais montadoras.


Há uma forte tendência a igualar os produtos para consumo, restringindo a liberdade de escolha do cliente, bem como as margens de lucro das empresas. Ou seja, se não há diferença entre o café brasileiro ou colombiano, escolhemos aquele de menor preço. Da mesma forma, ao comprarmos o pneu do carro, a calça jeans do dia a dia, a geladeira doméstica ou o aparelho de TV, caímos na mesma situação: tudo muito semelhante e ofertado, mundo afora, por um número “oligopólico” de fornecedores.

De imediato, percebemos que não é nada fácil entrar em uma competição dessas. Inimaginável para nós, simples mortais, concorrer com marcas mundiais como a Samsung, Sony, LG e outra gigante qualquer. Podemos exemplificar, a Coca-Cola está presente em 200 países, a Danone em 120 e a P&G em 180.

Então, se nesse palco de grandes disputas globais o vencedor é aquele que consegue menor custo, logo, menor preço, então, estamos diante de uma corrida suicida. Tal movimento levará ao menor custo a “qualquer preço”. Isto é, será mais bem sucedido quem desrespeitar o meio ambiente, os trabalhadores e a sociedade em geral, na medida em que possa externalizar ao máximo os custos da produção, socializando o prejuízo e concentrando o lucro. Como, parece acontecer com o poluído PIB chinês.

É possível fugir dessa disputa asfixiante? Sim, a fórmula mais recomendada e perseguida é a inovação, uma vez que diferenciamos nosso produto visando a respirar em exclusiva atmosfera, pelo menos por um tempo. A história demonstra que os inovadores são mais lucrativos.

Com efeito, vemos que coexistem duas correntes antagônicas. Uma no sentido de coletivizar, ou seja, igualar ao máximo, produtos, serviços e, até, pessoas, a partir de ícones bem-sucedidos. A outra, na contramão, segue no sentido de diversificar ou individualizá-los. A moda dita a forma como nos vestimos e a cor predominante dos carros. O design impõe a todos os prédios ângulos retos, exclusivamente. De maneira contrária, a criatividade rompe com esse impulso massificador e diversifica os frutos da temporada.  

Assim, a diversidade aponta para o livre-arbítrio. É o passo dado na direção da liberdade e da unicidade. Somente evoluímos quando nos diferenciamos do comum. Uma característica que nos separa do animal é a emancipação em relação às forças determinantes da própria espécie. Explicando melhor, é impossível uma coruja “optar” por uma dieta vegetariana ou por ter filhotes em diferente época do ano. Já, para os humanos, essas regras deixaram de ser obrigatórias para se tornar optativas ou eletivas. A natureza humana é outra – somos movidos para a diversidade ou individuação.

O famoso economista J. M. Keynes afirmou que “a dificuldade não reside em novas ideias, mas em escapar das ideias antigas, pois para aqueles que foram criados como a maioria de nós, estas ideias se ramificam em todos os cantos da mente”. Bela descrição para o apego que comumente encontramos nos ambientes empresariais em pessoas agarradas a cargos menores que o potencial delas mesmas.

Por medo do desconhecido, visão de mundo distorcida ou nefasta comodidade, estes trabalhadores não formam sucessores para poder evoluir para postos superiores ou maiores oportunidades profissionais que surgem com frequência nos bons momentos de economia crescente.

E como educar para desenvolver a criatividade? A resposta virá em outro artigo. Contudo, fica uma imagem poética da imortal Clarice Lispector: “Um pouco de aventura liberta a alma cativa do algoz cotidiano”.


         Publicado no jornal Cinform em 04/03/2013 – Caderno Emprego



2 comentários:

  1. Belo texto senhor Paulo.

    Bom para nós colaboradores do Senac será o próximo escrito no ultimo parágrafo. Como educar para desenvolver a criatividade?

    Estou ansioso para adquirir esses conhecimentos.
    Obrigado novamente.

    Recebi um e-mail da Coordenadoria da juventude dizendo que amanhã (15/03/13) será entregue a nová área do Senac na avenida maranhão, é somente a área ou inauguração do prédio pronto para as atividades?

    Um abraço parceiro!

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    1. Caro Lucas,

      Recebemos hoje (15/03/2013) a cessão de 1 terreno na Av. Maranhão para a construção de uma nova escola do SENAC, orientada para o desenvolvimento tecnológico, gestão do conhecimento, TI e produção cultural.

      Um dia histórico.

      Grande abraço.

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