quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cem anos: do Lua ao Gonzagão, o “Rei do Baião”




A riqueza cultural nordestina manteve-se encoberta por muitos anos. Seus grandes valores alcançavam minimamente outros redutos e, menos ainda, uma escala nacional. Inúmeros artistas da região ficaram famosos ao trilhar a pista asfaltada por Luiz Gonzaga, o Lua, a quem coube o mérito de cantar sua aldeia nos melhores palcos deste País, para fazê-la universal e admirada. Hoje, no centenário do seu nascimento, graças ao seu legado, se tornou fácil ver que “o sertão está em toda parte”, fato que só visionários na década de 1950 poderiam sentenciar, como o fez Guimarães Rosa.

Creio não haver brasileiro que desconheça o verso “Ela só quer, só pensa em namorar”, bem como, quem ignore o amor do nordestino pelo seu torrão natal, mesmo que ciclicamente calcinado pela seca. Ocasião em que lhe resta apelar à natureza ígnea da fé em sua máxima intensidade, igualando homem e terra, no mesmo fervor, ao pedir para serem poupados, uma vez que “inté mesmo a asa branca bateu asas do sertão”.

Dessa saga semiárida vem a resiliência admirável “das muié séria e dos home trabaiador”, fonte do verso contundente, da arte objetiva e sem arrodeio. Um conjunto artístico coerente com a realidade da caatinga, na qual inexistem seres impunes à dor do recolhimento compulsório da vida, na prolongada aridez ou da explosiva reencarnação verde, a festejar o primeiro chuvisco.

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu numa sexta-feira, 13 de dezembro de 1912, já com o DNA de sanfoneiro, herdado do afamado pai Mestre Januário dos oito baixos, na cidade de Exu, sertão pernambucano. Lugar, onde aprendeu a apreciar a arte ouvindo cantadores e artistas populares nas feiras. Ao sentar praça no serviço militar, é transferido para o sudeste do Brasil com o advento da Revolução de 30. Após o afastamento do Exército, inicia seu trabalho como músico profissional no Rio de Janeiro, onde atuou como sanfoneiro nas gravações de cantores da época, fato que chama a atenção dos produtores para seu talento como instrumentista. A partir disso, inicia a gravação de seus primeiros discos de 78 rpm e, em 1945, conhece Humberto Teixeira, advogado e poeta, com quem faz seus primeiros grandes sucessos. No ano seguinte, conhece Zédantas, novo parceiro letrista, tornando-se definitivamente “O Rei do Baião”. Em 1989, morre o premiadíssimo Gonzagão. Na verdade, Gonzagão continua vivo e “se a gente lembra só por lembrar”, essas particularidades passageiras da sua biografia, é porque ele trouxe dentro de si não só uma forte individualidade, mas a nordestinidade inteira, com todas as suas possibilidades. Artista que rodou o mundo sem nunca deixar o nordeste brasileiro, posto que este também o é, simbioticamente.

           Paulo do Eirado Dias Filho

Publicado no Catálogo Bom Dia Gonzagão - Funarte 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário