segunda-feira, 19 de julho de 2010

De onde menos se espera




O Brasil é pródigo em ofertar personagens polêmicos e marcantes de seu tempo. Um desses personagens foi o famoso Barão de Itararé (1895-1971), o Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly. Sempre irreverente, em 1930, com a revolução, o humorista proclama-se Duque de Itararé, herói da batalha que não houve. Semanas depois, rebaixa-se a Barão como prova de modéstia. Pois vem dele a máxima: “De onde menos se espera, daí é que não sai nada”.


Penso que essa frase está bastante atualizada no imaginário nacional em função do pífio desempenho da nossa seleção na recente Copa do Mundo da África do Sul. Particularmente, considero exagerada a cobrança que fazemos sobre o nosso time, pois desmerecemos assim, todos os demais. No mundo globalizado de hoje o futebol já não está vinculado ao status local. Os jogadores são profissionais de grande mobilidade entre times de todo o planeta, levando técnica, estratégias e habilidades para todos.


Mas, como falamos em Copa do Mundo e aproveitando o momento de melancolia brasileira, é oportuno mostrar que numa competição como esta, apenas um time ou país sai plenamente feliz do grande evento: o vencedor. É típico do ambiente de competição essa característica de generalizar, ou melhor, socializar a tristeza enquanto se elitiza a alegria. Dos trinta e dois times que iniciaram a competição, apenas um sai vencedor. Ou seja, TRISTES 31 X 1 FELIZ. Exclusão é a lógica da competição. Nesse perverso processo é melhor sair em terceiro que em segundo lugar, pois sai vitorioso na última partida. O técnico da perdedora Holanda desqualificou o excelente segundo lugar do torneio ao arrancar sua medalha do pescoço imediatamente após a homenagem.


Que alternativa temos para a competição? A cooperação. E esse é o caminho que devemos buscar em nossas ações no dia a dia. No nosso trabalho, se bem observarmos, tudo que fazemos é para os outros, já que hoje, praticamente, ninguém trabalha para si próprio, uma vez que é impossível consumir tudo o que somos capazes de produzir.


No campo educacional conheço escolas que mesclam competição com cooperação até na prática esportiva: no futebol, por exemplo, a cada gol os jogadores são misturados entre os dois times, reforçando a colaboração individual para o conjunto sem a tristeza de perdedores posto que assim não os haja. Todos jogam em ambos os lados. Outra experiência interessante praticada por alguns professores da disciplina Empreendedorismo no ensino médio da rede pública estadual de Sergipe é a organização do todos os trabalhos escolares em equipes, aí chamadas de empreendimentos cujo “faturamento” destes é o resultado da soma das notas dos seus membros em todas as disciplinas cursadas naquele ano. Assim, cada aluno coopera para o sucesso do empreendimento com suas notas valorizando o desempenho escolar e a permanência na escola como fator visível para o bem de todos, desmistificando a ideia de que o insucesso escolar é problema apenas de natureza individual.


Vejamos como uma competição transforma-se em cooperação numa paraolimpíada ocorrida em 1994 nos Estados Unidos. É um texto colhido na internet que atinge profunda e inesperadamente nossas almas nos dando uma grande lição:


“Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, também chamada de Paraolimpíadas, nove participantes, todos com deficiência mental ou física, alinharam-se para a largada da corrida dos cem metros rasos.


Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Todos, com exceção de um garoto, que tropeçou no piso, caiu rolando e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Viram o garoto no chão, pararam e voltaram. Todos eles!


Uma das meninas, com síndrome de down, ajoelhou-se, deu um beijo no garoto e disse: "pronto, agora vai sarar". E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e não tinha um único par de olhos secos. E os aplausos duraram longos minutos.


E as pessoas que estavam ali, naquele dia, repetem essa história até hoje. Por que? Porque lá no fundo, nós sabemos que o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho. O que importa é ajudar os outros a vencer”, cita a matéria.


Toda vez que leio esse texto fico emocionado. Acredito que na mão de uma pessoa iluminada, rica espiritualmente, não existe gesto banal, tudo que faz revela nobreza independentemente de sua condição física ou mental.


Essa paraolimpíada me dá a certeza que o pensamento do Barão de Itararé felizmente está equivocado. É fruto da nossa visão míope, preconceituosa e estanque. Creio que de onde menos se espera... é que virá surpreendentemente, um novo mundo melhor.





Publicado no jornal Cinform 19/07/2010 – Caderno Emprego
Publicado no Jornal do Comércio / SE  – Editorial jul/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário