terça-feira, 30 de novembro de 2010

Miguel Nicolelis e a ciência de educar



     O Brasil, país de grandes contrastes, enquanto apresenta números indesejáveis nos indicadores sociais, simultaneamente oferta grandiosidades de causar inveja às maiores nações de nosso planeta. Uma dessas grandiosidades chama-se Miguel Angelo Laporta Nicolelis, pesquisador chefe da equipe de neurociências da Universidade Duke, EUA.


Após cumprir extensa formação acadêmica com doutorado e pós-doutorado nas melhores universidades do mundo, Dr. Nicolelis desenvolve pesquisas muito promissoras no campo da neurociência despertando esperança para pessoas que sofrem danos neurológicos causados por traumas acidentais ou mesmo por doenças como o Mal de Parkinson.


Uma das linhas de pesquisa que integra o Brasil aos Estados Unidos é o implante de eletrodos no cérebro de cobaias para que comandem robôs a partir de estímulos cerebrais. Assim, máquinas são integradas a cérebros que as comandam pela “força do pensamento”. Em outras palavras, isso significa que será possível desenvolver próteses neurais que permitirão retomar a mobilidade de membros paralisados de pessoas com deficiência motora. O pioneirismo dessas pesquisas leva o nome do Dr. Nicolelis a constar na lista dos 20 maiores cientistas da atualidade, segundo a revista Scientific American e também a ser o único brasileiro que foi matéria de capa nos 140 anos de vida da renomada revista Science.


Autor de mais de 150 artigos publicados em importantes revistas científicas do mundo, Nicolelis é ainda detentor de cerca de 40 prêmios internacionais e, cá pra nós, forte candidato ao Prêmio Nobel de Medicina.    


 Em 1º de dezembro deste ano, teremos a presença do Dr. Nicolelis em Aracaju proferindo a palestra “A ciência como agente de transformação social”, numa promoção do SENAC local por contemplar diretamente seus eixos pedagógico, tecnológico e da saúde. Além do currículo primoroso, que por si só justifica a presença do nobre cientista em nossa terra, existem outros ingredientes que valorizam e diferenciam sua personalidade no mundo cientifico e tecnológico que ouso opinar a seguir.


- Do ponto de vista científico, o Dr. Nicolelis atua a partir de uma visão integral da atividade cerebral estudando conjuntos de centenas de neurônios simultaneamente, ao invés de isoladamente, numa visão metodológica que privilegia observar o funcionamento neural em rede, portanto, menos reducionista.


- Sob a ótica geopolítica, os principais centros de pesquisas nacionais estruturados pelo cientista se localizam no nordeste brasileiro, rompendo a regra de concentração da ciência e tecnologia na região sudeste. Embora tais investimentos não caracterizem uma ruptura, mas sim, uma integração nacional, posto que muitas dessas pesquisas envolvem o Hospital Sírio-Libanês de São Paulo com o Instituto Internacional de Neurociências de Natal, criação sua, no Rio Grande do Norte. 


- Pelo olhar social, são desenvolvidos programas inclusivos de apoio a gestação de alto risco e para pessoas com deficiência, além de projetos educacionais para estudantes da rede pública de ensino nos centros de pesquisa, centros de saúde e nos centros de educação científica infanto-juvenil. Estes últimos estão presentes no Rio Grande do Norte e na Bahia.


Este mês, pessoalmente visitei o Centro de Educação Científica, Escola Alfredo J. Monteverde, em Natal – RN, onde vi um belo trabalho pedagógico em ação. Trata-se de um ambiente escolar dotado de seis laboratórios científicos: Ciência e Tecnologia, Robótica, Química, Biologia, Física, História e  Ciência e Arte, além de Biblioteca Multimídia, Laboratório de Informática e Espaço de Convivência. Esta escola, gratuita, que abriga 600 alunos da rede pública de ensino selecionados através de sorteio, formam turmas bastante heterogêneas de 25 alunos em cada laboratório dotado concomitantemente de 2 professores. Os laboratórios e oficinas são muito bem estruturados de equipamentos e material didático, mas, o mais importante é a dedicação exclusiva e alto compromisso dos docentes com o projeto de ensino-aprendizagem e a sua própria educação continuada. Nessa escola, apesar de não haver qualquer critério de seleção dos alunos por mérito cognitivo ou comportamental, o que se vê é o brilhantismo do trabalho pedagógico que muito bem aplicado faz deste centro um lugar de harmonia, autodisciplina e produção acadêmica invejável a qualquer escola elitizada do nosso Brasil. Uma atuação pedagógica viva e vigorosa em que está presente a educação do pensar, do sentir e do agir. 
 

Parabéns aos brasileiros que fazem o encontro entre os expoentes nacionais, positivos com os negativos, reinventando o país com novos e inesperados protagonistas, frutos da liberdade que só uma educação verdadeira pode proporcionar. Parabéns Professor Nicolelis.





Publicado no jornal Cinform 29/11/2010 – Caderno Emprego

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