segunda-feira, 9 de junho de 2014

Poesia numa hora dessas?



Tomamos emprestada do brilhante Luis Fernando Verissímo, a frase título deste texto. Afinal, ela cai como uma luva para demonstrar o efeito que a arte produz nos resultados da educação regular e em outros inúmeros momentos cotidianos.
A arte é libertadora da alma humana. Ela nos permite errar saudavelmente e saborear pitadas de nossas próprias imperfeições sem maiores cobranças. Assim, podemos reconhecer na prática artística o caráter terapêutico que nos proporciona. É certo que ninguém sem domínio de um instrumento musical ou de um pincel, vá se cobrar uma performance exemplar no uso desses, mesmo sendo uma pessoa extremamente perfeccionista, lá no seu ambiente de trabalho. Daí, o resultado salutar que o fazer artístico ou dos trabalhos manuais produz nos seus praticantes amadores.
Dentro do trabalho escolar, a atividade artística se torna aliada, de primeira hora, da aprendizagem propedêutica (conhecimento básico das disciplinas), pois abre espaço afetivo para recepcionar novos conhecimentos e amplia as estruturas cognitivas para abstrações mais complexas dos alunos.
O nome maior das letras alemãs, Goethe, nos ensinou que “em toda parte nós aprendemos de quem amamos” pois, “de resto, abomino tudo aquilo que me instrui sem aumentar e estimular imediatamente a minha atividade” afinal, “depois de todos os nossos estudos, adquirimos somente aquilo que pomos em prática”. Ou seja, tal qual uma fechadura de banheiro, o nosso acesso à aprendizagem, também só pode ser aberto por dentro. Portanto, a afetividade é a chave que disponibiliza a cognição; e a prática é o que faz o conhecimento se fixar para sempre. Cabe ao educador convidar o aluno a girar sua fechadura de “ocupado” para “livre”.
Podemos ver na imagem do ser humano duas polaridades opostas em suas atividades anímicas: o pensar e o querer. O pensar é a expressão de nossa consciência, se realiza em um ambiente de pleno silêncio, baixíssimo metabolismo e ausência de movimentos internos. Inversamente, a nossa vontade se manifesta de forma exemplar em nossas vísceras, órgãos disformes e autônomos, de ação inconsciente e involuntária. Isto é, agem de acordo com seus próprios impulsos e ritmos, representando a vontade em sua manifestação bruta. Intermediando esses pólos opostos do pensar (cognitivo) e do querer (volitivo) está o sistema ritmíco, composto, principalmente, por coração e pulmões. Seu funcionamento equilibra as forças antagônicas dos demais polos pelo caminho dos sentimentos (emotivo).
Com base nessa visão, o caminho da educação integral passa por essas três esferas da alma humana. Rudolf Steiner, criador da Pedagogia Waldorf, ensina que os processos do pensamento são intolerantes com repetições pois, ao pensarmos algo, imediatamente buscamos um novo pensamento a partir daquele, e assim sucessivamente. Opostamente, a vontade deve ser educada por processos repetitivos para que se forme um hábito ou uma habilidade necessária. Aprender como dirigir um carro, na teoria não deve demorar mais do que alguns minutos de pensamento. Porém, a aquisição da segurança na condução prática do veículo depende de muitos dias de exercícios para o domínio mínimo aceitável. Então como compatibilizar a necessidade de repetições para aquisição de habilidades com o afoito “pensar”? Através da prática de atividades artísticas.
Tal resposta veio do próprio Steiner no seu livro A arte da educação vol.I: “Por que o elemento artístico atua tão especialmente sobre a formação da vontade? Primeiro, porque o exercício consiste da repetição, e segundo, porque a pessoa sente um prazer sempre renovado pelo que aprendeu em matéria de arte. Aprecia-se o artístico sempre novamente, e não apenas da primeira vez. O elemento artístico tem já por si a propriedade de alegrar o homem não só uma vez, mas sempre de novo. Daí a relação entre nossas intenções pedagógicas e o elemento artístico”.  
Caso lhe recomendem fazer uma obra de arte durante os estudos para um concurso. Não pergunte, - Poesia numa hora dessas? Faça, pode ser a chave do seu melhor desempenho.

                                                      

Publicado no Jornal Cinform em 09/06/2014 - Caderno Emprego


2 comentários:

  1. Boa noite!
    Parabéns pelo post. Gostaria de saber qual a obra de Goethe que você retirou essas frases.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ana Carla,
      Obrigado por suas palavras e leitura do post.
      Goethe, além do legado na literatura e poesia, deixou importantes obras no campo das Ciências Naturais, Botânica, Zoologia e nos estudos das cores.
      As frases que utilizei nos texto foram de diversas fontes, de forma que o encadeamento de ideias foi construção minha. Mas vamos lá:
      "em toda parte nós aprendemos de quem amamos": http://www.spell.org.br/documentos/download/7470
      "de resto, abomino ..." Está no prefácio do livro "Da utilidade e dos inconvenientes da história para a vida" de Nietzsche.
      "depois de todos os nossos estudos...":
      http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/4343188

      Sou, particularmente, um admirador de Goethe. Por isso tenho diversas frases atribuídas a ele, bem como admiro sua metodologia científica (goetheanismo) para observação de fenômenos naturais. Nem toda citação que apresento nestes textos tem caráter científico.
      Em sites como http://pensador.uol.com.br/ há centenas de frases de Goethe.
      Estou à disposição para mais informações.
      Grande abraço,

      Excluir