segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Quem administra sua carreira profissional?



     Em uma rápida viagem no tempo, logo chegamos à época de nossos avós, especialmente às décadas de 1940 e 1950, quando viviam com escassez de emprego. Em Aracaju, por exemplo, nesse período só existia emprego na burocracia pública ou nos poucos bancos que por aqui operavam. Ademais, só uns raros e mal remunerados ofícios.


O emprego é uma aquisição recente na nossa estrutura econômica. Nossos antepassados criaram seus numerosos filhos tirando o sustento de pequenas unidades rurais e comerciais. Coisa muito difícil hoje.


Assim, construímos a sociedade atual alicerçada no emprego. Sonhamos com um bom emprego, mas pouco fazemos para chegar até ele. Por quê? Em geral, formamos gerações de seguidores e não de líderes. A escola premia os alunos que são mais passivos e cordatos com o status quo, aqueles que repetem a forma de pensar e interpretar do professor, em detrimento do pensamento próprio. Essa mesma escola prefere alunos que se mantenham limitados à esfera cognitiva, sem a respectiva atuação prática.


“O modelo educacional tradicional é impróprio para formar empreendedores porque condiciona à passividade”, afirma L.J. Filion, pesquisador canadense e um dos principais autores sobre empreendedorismo. Repetidamente afirmamos aqui que a boa educação deve atuar na formação do pensar, do sentir e do agir.


Infelizmente, só o pensar é educado pelos programas oficiais de nossas escolas. O desenvolvimento do sentir é apenas acompanhado indiretamente por elas, sendo formado pela convivência social espontânea - e perigosa - dos próprios alunos. Enquanto o agir é reprimido abertamente no atual sistema de ensino, pois, de nossas ações emergirão manifestações pessoais exteriores, decorrentes da vontade individual, que por não caber neste modelo combate-se desde cedo nas crianças. Pergunta-se: como podemos formar pessoas dinâmicas e inovadoras cuja atuação sempre trará mudanças à ordem das coisas?


Somos, muitas vezes, levados a pensar que, ao conseguir um emprego, tudo o mais de nossas vidas profissionais nos será dado pela empresa. Assim, acomodamo-nos passivamente. Ao mesmo tempo, vivemos a sensação de que algo decepciona nossas expectativas e nos voltamos contra o próprio emprego, alimentando um discurso destrutivo na tentativa de responsabilizar alguém pelo próprio fracasso.


Devemos imaginar que assim como no modelo escolar, em que evoluímos a cada ano, ao avançar para a série seguinte, inclusive trocando de escola, se necessário, fazemos acontecer a progressão e não aceitamos a repetição. Igualmente, devemos pensar em nossa carreira profissional: evoluir sempre. Olhar para frente objetivamente, definir onde queremos estar daqui a cinco ou dez anos, e fazer um plano para chegar lá. Esse plano, certamente, envolverá a construção de um itinerário formativo, contemplando os cursos e formações necessárias para se fazer cumprir o plano de carreira profissional. Esse é o caminho da liberdade que só a educação nos dá.      


De fato, todos nós conhecemos pessoas lamurientas e desagregadoras que sempre estão a falar mal das organizações que trabalham. Essa é a pior atitude profissional que se deve ter, pois representa a impotência e a incapacidade de decidir sobre a própria vida. Parecem esperar pelo “Messias” que vai resolver tudo para elas. Disso, surgem oportunistas que se apresentam como vendedores de ilusões para tirar proveito político do “sofredor”, num movimento perverso de retroalimentar sua baixa autoestima quando o saudável seria ajudá-lo a se emancipar do círculo vicioso de autodestruição.


Se não decidirmos por nossas próprias vidas, alguém o fará por nós, e dificilmente será em nosso favor. Este é um processo de terceirização de destinos, infelizmente tão presente em nossa terra brasileira. País que leva nossos jovens mais bem formados e talentosos a sonharem com concursos públicos e empregos burocráticos. Para muito longe, portanto, da atividade produtiva, única capaz de gerar riqueza e emprego para todos.   



 
Publicado no jornal Cinform em 29/08/2011 – Caderno Emprego
Publicado no Jornal do Comércio / SE – Editorial ago/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário