segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Liberdade, Igualdade e Fraternidade nos negócios


O famoso lema da Revolução Francesa encerra nas três palavras ideais uma sabedoria que transborda o efeito de marketing ou de engajamento revolucionário. Desde então, elas formam um tripé de princípios que balizam o modelo social do ocidente. Daí decorre, por exemplo, a divisão do Estado em três poderes correlatos: Legislativo, Judiciário e Executivo.
Contudo, se pode observar que falhamos no entendimento e na aplicação desses princípios. Talvez, não tenhamos, enquanto sociedade, maturidade e racionalidade suficientes para que a ordem social flua com baixos conflitos de interesses. Também, nos cega a visão a paixão por ideologias raquíticas, frente à complexidade da sociedade contemporânea e do próprio homem, ainda o mais desconhecido objeto de estudo.
Ao longo da história, países assimilaram esses princípios ordenadores de forma gradual e em prazos distintos. Por certo, o primeiro princípio desejado e institucionalizado foi o da Liberdade. A Constituição Americana, de 1791, dispõe no seu primeiro aditivo: Liberdade de religião, de discurso, de imprensa e de livre associação. De igual modo, os movimentos pelo fim da escravidão varreram todo o planeta, apesar da derradeira Mauritânia só haver abolido em 1981 - inacreditável.
De forma empolgante, o princípio da Liberdade vasou dos espaços do pensar humano para a ação, tornando-se base do sistema econômico e, assim, distorcendo a harmonia, pela imposição do capital sobre todos os demais pilares das estruturas sociais. Extremamente motivador, o capitalismo se alia ao impulso natural do livre-arbítrio desviando-o de seu curso saudável para transformá-lo, facilmente, em egoísmo pragmático. Então, podemos ver claramente que a vida econômica não deve ser gerida, a priori, pelo pilar Liberdade.
A Igualdade é o segundo clamor social assimilado pelas constituições dos países. É mais recente que o desejo de liberdade e está muito presente, especialmente quando tratamos de Direitos Humanos: Igualdade de gênero, respeito a etnias, garantias de direitos individuais, acesso igual a pessoas com deficiência ou casamento entre pessoas do mesmo sexo. Enfim, todos devem ser tratados igualmente pela Lei.
     A Declaração Universal dos Direitos do Homem - DUDH, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1948, dispõe: “Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei”. Diante da clareza dessa Resolução, devemos clamar por justiça contra todo ato que atente contra a dignidade humana. Contudo, mais uma vez erramos quando aplicamos o princípio da Igualdade na vida econômica. Crer que pessoas possuem as mesmas motivações interiores ou a mesma capacidade produtiva é forçar uma realidade insustentável e perversa com as individualidades. Toda ação humana, inclusive o trabalho, é única, portanto desigual. Deixamos uma assinatura no que fazemos, pois nosso agir é uma extensão de nós mesmos.
Assim, impor igualdade na atividade econômica é desconhecer a realidade suprassensível, ou imaterial, do ser humano. Dessa morte anímica decorre a desmotivação e a improdutividade que minam os modelos econômicos planificados e, consequentemente, empobrece os países socialistas/comunistas. Ademais, coletivizar contraria a formação do livre-arbítrio.
Por fim, podemos enxergar como futura tendência o clamor público pela Fraternidade ou solidariedade (parece soar melhor). Esse deve ser o pilar da vida econômica correta. Implica em modelos ganha-ganha, ou seja, de colaboração e cooperação. “Fazer o bem sem olhar a quem” já é a regra número um do trabalho, porque temos que fazer nosso labor da melhor forma que podemos e, na maioria das vezes, sem sabermos para quem produzimos. Estamos mergulhados numa gigantesca rede de serviços anônima e autônoma, a servir uns aos outros sem distinção, por meio do nosso trabalho. Isto é, hoje, não produzimos para nós mesmos.
 DUDH, Art. I: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão  e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”.



         Publicado no Jornal Cinform em 04/08/2014 - Caderno Emprego


5 comentários:

  1. Parabéns, Paulo, pela significativa abordagem desse tema crucial para a nossa sociedade. Sem a premissa da solidariedade, desumanizamo-nos. Conheci um sujeito tão ambiciosos que invertia essa lógica em um trocadilho: "fazer o mal sem olhar ao qual". Fico com o "fazer o bem sem olhar a quem". Boa tarde! (Prof. Ednardo Gadelha)

    ResponderExcluir
  2. Fraternidade me reporta ao valor incondicional do ser humano e neste princípio segue o amar ao próximo como a ti mesmo...a sinergia flui no ambiente e a laboridade torna-se significativa e criativa. Parabéns Sr Paulo do Eirado pelo artigo tão valioso diante da atual realidade social.

    ResponderExcluir
  3. Sempre sua seguidora! Socorro Melo

    ResponderExcluir