segunda-feira, 22 de abril de 2013

Como educar para desenvolver a criatividade?




Uma pessoa criativa é definida como alguém que produz ideias ou atitudes que são simultaneamente originais e adaptativas, à medida que fazem uma contribuição significativa para si ou para outros. Outra contribuição da criatividade é o papel do livre arbítrio e liberdade de escolha desses indivíduos.

Pesquisas revelam que pessoas muito criativas não são necessariamente intelectuais brilhantes; em vez disso, é a sua disposição de independência, não convencionalidade, flexibilidade cognitiva e abordagem de risco que caracterizam suas forças de personalidade, estilo e inteligência criativa.

A criatividade exige um ambiente favorável para se fazer presente na maioria das pessoas. Os mais talentosos parecem não depender desse ambiente de apoio para transbordar a capacidade criativa. Quem trabalha em agência de publicidade sabe que a criação de campanhas nasce, na maior parte das vezes, sob pressão de prazos e escassez de recursos. Diversos autores afirmam que um ambiente desmotivador onde haja preguiça, exaustão, distração, ruídos, além de falta de consciência da própria energia criadora, terá efeito devastador no processo de desenvolvimento da criatividade. Dessa forma, vê-se que, infelizmente, o poder inibidor é mais forte e presente que o estimulador. Ou seja, é mais fácil inibir que promover o potencial criativo dos indivíduos.  

Vemos no atual modelo educacional, inspirado na produção em série de alunos habilitados a responder provas com as palavras do professor ou do autor, ao invés das suas próprias, o tal efeito inibidor. Assim, o excesso de disciplina, o estabelecimento de padrões ideais de alunos para beneficio da própria escola, o bullying com os diferentes, a adoção de exames vestibulares como objetivo maior da vida escolar, o desordenamento de ritmos entre as diversas atividades na escola, a hiperestimulação da memória típica da educação bancária criticada por Paulo Freire – na qual os alunos viram depósitos de conteúdos desconexos para posterior prestação de contas -, são fatores que atrofiam a mente criativa dos jovens.

Ao vermos tantos fatores inibidores da criatividade respondendo às chamadas de classe com raras faltas, recomendamos o que é um bom ambiente para desenvolver o potencial criativo:
1-           Equilibrar as atividades escolares sobre três bases: cognitiva, emocional e volitiva.
2-           Não antecipar processos intelectuais nas crianças menores de sete anos, a exemplo da alfabetização. E sim, estimular o brincar.
3-           Fazer da prática artística um veículo de aprendizagem regular combinando autoria e protagonismo.
4-           Incentivar e valorizar as diferenças e a individualidade.
5-           Fomentar o empreendedorismo e a cultura da cooperação.
6-           Realizar trabalhos manuais com tecelagem, argila, madeira, pedras, tricô, fiação, metais, dentre outros e ao longo de todo o currículo.
7-           Narrar contos de fadas, clássicos mitológicos e biografias inspiradoras para enriquecer a capacidade imaginativa.

Infelizmente, essa reduzida lista é tão óbvia quanto ausente nas escolas.

As forças imaginativas da pequena criança serão transformadas durante o processo de crescimento em criatividade, assim como o brincar forjará a capacidade de trabalho no adulto. Preservar a infância em seu desenvolvimento natural é assegurar uma sociedade sadia. Não só o trabalho infantil aborta a infância, mas também, o erro pedagógico. Achamos hoje, em nossa limítrofe civilização, que formar cabeças é produzir pessoas equilibradas. Quanto engano institucionalizado.

Podemos ver o diálogo das forças imaginativas de uma criança com a habilidosa criatividade de um pai, que encontra nesse poder infantil a única chance de salvar seu filho ileso dos horrores de um campo de concentração nazista em que ambos estão presos, no premiadíssimo filme “A Vida é Bela”. Obra poética, comovente e educativa. Aliás, deveria ser conteúdo obrigatório nas licenciaturas diversas e na pedagogia. Nas palavras de Fernando Pessoa, “tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.


Publicado no jornal Cinform em 13/05/2013 - Caderno Emprego

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Bom texto senhor Paulo.

    Alguns professores não aceitam expor nossa resposta para tal pergunta, apenas o que ele diz ou do autor como escrito em seu texto. Isso é um erro grave, pois irá pouco a pouco inibindo a criatividade de uma criança ou até mesmo de um jovem adolescente.

    Eu já passei muito por isso em escolas, muitos professores(as) não aceitavam minhas respostas por serem diferentes, criativas. Em matemática, por exemplo, eu resolvia muitas das vezes diferente da regra, mas, a resposta sempre era a mesma em todas as possibilidades. Assim, os alunos deixavam de expor suas criatividades por medo de errar. Respostas pessoais sobre tal assunto tem que ser considerada também.

    Ou todas as respostas devem ser iguais?
    Ou todos os arquitetos devem pensar da mesma forma?
    Assim, não teríamos um mundo de criatividade, de inovações.


    Um forte abraço querido Paulo.

    E a sede de Nossa Senhora da Glória, como anda os preparativos da construção?


    Boa tarde e obrigado pelo texto.


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    1. Muito boas suas considerações. Parabéns.
      A sede de Nossa senhora da Glória está em fase de licitação do projeto arquitetônico.
      Um abraço.

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