segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dez razões para o empreendedorismo no ensino médio


     
     Sergipe possui coisas boas que o destaca de outros Estados do Brasil e deve, por isso mesmo, valorizar essas conquistas. Um desses belos exemplos é o Empreendedorismo no Ensino Médio da rede pública. Trata-se de um trabalho desenvolvido pelo SEBRAE em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação – SEED, desde 2004.


     Um aspecto que merece ser mais esclarecido é o porquê de unir empreendedorismo com a educação formal. O empreendedorismo não é sinônimo de atividade comercial ou empresarial, embora muito se confunda, e deste equívoco, nasçam discussões tão apaixonadas quanto desequilibradas. Assim, especialmente nós, educadores, devemos entender definitivamente o empreendedorismo como um elemento comportamental.


     Isto é, um conjunto de atitudes e hábitos que podem ser adquiridos através da educação e, consequentemente desenvolver nos alunos uma maneira própria de se posicionar e agir no mundo. É, literalmente, o “aprender a fazer”, recomendado pela UNESCO como um dos pilares da educação para o século 21. 


     A definição de empreendedorismo com maior propriedade é a de Filion, citado por Fernando Dolabela autor do livro “O Segredo de Luíza”, que define o empreendedor como alguém que “imagina, desenvolve e realiza visões”. Desse modo, são igualmente empreendedoras as personalidades tão distintas de Gandhi, Luther King, Juscelino Kubitschek, Barão de Mauá, Thomas Edison, Irmã Dulce, Paulo Freire, Marco Pólo, Assis Chateaubriand, Orlando Villas-Boas e do Infante D. Henrique, entre outros.

Com esse olhar atitudinal, Sergipe desenvolveu um invejável programa educacional de empreendedorismo pelas seguintes razões:


     1 – Elaborou uma proposta curricular que privilegia a gestão de pequenos empreendimentos e a cultura da cooperação, vigorosa e democrática, assinada em coautoria por 120 professores do Ensino Médio da Seed, alunos da pós-graduação lato sensu “MBA - Empreendedorismo para Docentes”, ministrada pelo Sebrae e Faculdade São Luiz de França.


     2 – Aplicou testes da metodologia de ensino em cerca de 10 mil alunos, validando a proposta e beneficiando-os com esta formação através de instrutores do Sebrae, enquanto se preparavam os professores.


     3 – Integrou a disciplina Empreendedorismo à arquitetura curricular do Ensino Médio por meio da Resolução Nº 008/CEE, de 2006, do Conselho Estadual de Educação. Ato que fez de Sergipe o Estado brasileiro pioneiro a dispor de instrumento normativo para esse fim.


     4 – Sergipe foi citado, nas considerações, como exemplo de empreendedorismo na educação em uma Moção de Apelo aos senhores ministros da Educação, da Ciência e Tecnologia e do Trabalho e Emprego, ao clamar: “...vimos apelar a Vossas Excelências para desenvolver mecanismos que garantam a inserção da educação empreendedora nas escolas da rede pública, seja em forma de disciplina ou de projetos transversais que proporcionem aos nossos alunos maior chance de sucesso no mundo do trabalho”, aprovada em plenário na primeira Conferência Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada em 2006, em Brasília.


     5 – Os professores de empreendedorismo da Seed foram os primeiros do País a participar do jogo empresarial Desafio Sebrae para Professores, uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro -  UFRJ e do Sebrae Nacional.


     6 – Nossa inovadora metodologia de empreendedorismo propõe atividades práticas voltadas para dentro da própria escola, valorizando a interdisciplinaridade e o conhecimento propedêutico, além de minimizar o risco de evasão escolar.


     7 – O programa de empreendedorismo de Sergipe é considerado o melhor do Brasil numa avaliação da Universidade de São Paulo – USP-, realizada pela Professora  Kenski, em 2007. 


     8 - O Sebrae nacional escolheu o 3º workshop Empreendedorismo no Ensino Médio, para lançar no Brasil a cartilha “Referenciais para o Desenvolvimento do Empreendedorismo no Ensino Médio”, no Teatro Atheneu.


     9 – Realizou feiras escolares, workshops, desfiles cívicos, venceu concursos nacionais e fez shows, protagonizados por milhares de alunos do Ensino Médio.


     10 – Cerca 98% dos alunos responderam em pesquisa que a disciplina Empreendedorismo é importante ou muito importante para a vida deles.


            Esses dados referem-se aos anos de 2004 a 2007. Torçamos para que esse projeto ganhe uma escala cada vez maior. Empreendedorismo dá vida à educação e forma cidadãos livres.





Publicado no jornal Cinform em 23/01/2012 – Caderno Emprego
Publicado na revista Tecnologia da Informação & Negócios nº 06/2012



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